O Ciclismo está crescendo em Los Angeles

Contagem de Ciclistas em Los Angeles

Em uma Pesquisa realizada pela Coalização de Ciclistas de Los Angeles – LACBChttp://lacbc.wordpress.com/, uma organização sem fins lucrativos que ajuda os ciclistas com ativismo, educação de trânsito e eventos pró-ciclismo, aponta aumento de 32% no número de ciclistas pedalando pelas ruas, comparando com o último levantamento feito em 2009.

A pesquisa foi realizada durante dois dias em 58 cruzamentos da cidade, com cerca de 100 voluntários e contabilizou 15.111 ciclistas e 76.740 pedestres e a proporção ciclistas e pedestres permanece aproximadamente a mesma durante a semana e aos finais de semana, o que sugere que muitas pessoas usam suas bicicletas durante a semana como meio de transporte.

Outra importante informação coletada, foi a classificação de gênero dos ciclistas. Os Homens ainda são a maioria dos ciclistas, representando 84% contra 16% de mulheres:

Essa proporção não difere muito durante os 3 períodos da contagem (manhã, tarde/noite e finais de semana ao meio dia), sugerindo que o baixo número de mulheres ciclistas não está relacionado ao horário ou dia da semana.
Diversas pesquisas apontam que quanto mais mulheres pedalando em determinada cidade, mais amigável é essa cidade aos ciclistas, devido à vários fatores que levam as mulheres a serem mais cautelosas de uma forma geral. Levando essa informação em consideração ainda há muito trabalho a ser feito em Los Angeles, pois não houve um aumento significativo no número de mulheres pedalando de 2009 para 2011.

Outro registro interessante, foi a quantidade de ciclistas que pedalavam na contra-mão, na calçada e usando capacete:

Mas uma das descobertas mais agradáveis desta contagem de ciclistas veio da análise do aumento do número de ciclistas após o aparecimento de infra-estrutura de bicicleta. Quatro dos cruzamentos contados têm ruas onde alguma forma de infra-estrutura para bicicletas foram instaladas entre 2009 e 2011. Nesses cruzamentos percebeu-se um enorme salto no número de ciclistas, em comparação com os demais cruzamentos, elevando para 32% o total geral de ciclistas contados de 2009 para 2011.

Fonte: http://lacbc.wordpress.com/2011/12/08/results-are-in-cycling-is-on-the-rise-in-los-angeles/

Em São Paulo o Instituto Ciclocidade promove a contagem de ciclistas desde 2010, um dia antes do Dia Mundial Sem Carro (22 de Setembro), no cruzamento da Avenida Paulista com Av. Brigadeiro Luís Antônio. Para conferir essa contagem, acesse o link: http://www.ciclocidade.org.br/contagem-paulista.

Categoria(s): Artigos  Tags: ,
Você pode acompanhar qualquer resposta à esse artigo através do feed RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackback do seu próprio blog.
Deixe um Comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.